top of page
  • Bruno Tomio

Conhecer Pedalando: O Morro Azul



Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais e pessoas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação de um dos atrativos naturais da cidade de Timbó, o Morro Azul no Parque Natural Municipal Freymund Germer, do qual o visitei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, em um dos sábados do mês de fevereiro de 2016.


Visitei o Morro Azul devido à vontade de pedalar em direção a alguma montanha que proporcionasse uma bela vista e um contato mais próximo com a natureza. Pedalei até o pico do Morro Azul na companhia de meu amigo e tio Saulo Alexandre. As imagens do passeio e dos trechos dele percorridos podem ser visualizadas no https://www.facebook.com/media/set/?set=a.782347888536310.1073741833.764066890364410&type=3.


O Morro Azul fica localizado aproximadamente a 18km do centro de Timbó, seu pico de 758m de altitude é o ponto mais alto da cidade. O acesso ao topo do morro pode ser realizado por uma estrada de barro, onde há alguns aclives, mas que podem ser superados pela bicicleta. Dependendo do condicionamento físico do ciclista poderá haver vários trechos onde tenha que se levar a bicicleta empurrando, o que será recompensado pela vista do topo, pela conquista alcançada e claro também pela prazerosa descida na volta. Para quem quiser voltar no outro dia, há um belo e bem estruturado camping próximo ao topo do morro, do qual pertence ao Parque Natural Municipal.


O caminho até o topo quando percorrido de bicicleta ou a pé fica ainda mais bonito de que quando simplesmente passamos de carro ou moto. Eu e meu tio apreciamos as várias belezas do caminho encontradas em várias partes do seu trajeto, subimos o morro pedalando ao som da fauna e dos riachos que acompanha o caminho. Paramos até mais de uma vez durante o passeio para refrescarmo-nos nos riachos, naquele quente dia de verão. No topo apreciamos a linda vista da região e dos vários parapentes voando após os pilotos saltarem do morro. No mesmo dia estava acontecendo uma etapa do Campeonato Catarinense de Parapente no local.


Mais informações sobre o Morro Azul podem ser encontras no site da prefeitura de Timbó: http://www.timbo.sc.gov.br/turismo/morroazul.php e na página do Facebook do Parque Natural Municipal Freymund Germer: https://www.facebook.com/parquemunicipalfreymundgermer/?fref=ts. Fica aqui a minha recomendação a todos para visitam o Morro Azul, principalmente se você for pedalando, mas caso não possa ir pedalando por algum motivo, o acesso ao topo do morro pode ser feito até por carros pequenos diante de alguma dificuldade. Obrigado e até a próxima!

bottom of page