Conhecer Pedalando: Mirantes da região central de Blumenau
- Bruno Tomio
- 27 de mar. de 2016
- 3 min de leitura

Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais e pessoas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação de alguns mirantes da região central da cidade de Blumenau, o Mirante do Morro do Aipim (antigo Frohsinn), a Pedra do Amor no Portal da Saxônia e o Museu da Água, do quais visitei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, em um dos sábados do mês de março de 2016.
Pedalei na companhia do admirável amigo e ex-piloto de Velocross Luiz Ricardo Lana, onde juntos fomos em busca das belas e diferentes vistas da cidade de Blumenau que são oferecidas pelos locais aqui divulgados que se localizam nas proximidades da região central da cidade. As imagens do passeio e dos lugares nele percorridos podem ser visualizadas no link, https://www.facebook.com/media/set/?set=a.801700246601074.1073741835.764066890364410&type=1&l=41def3ca5a.
O primeiro local que visitamos na bela tarde daquele sábado foi o belo, porém abandonado Mirante do Morro do Aipim, conhecido também como Frohsinn, nome de um restaurante de alto padrão que lá existiu. O local proporciona uma bela vista da região central, e tem grande valor histórico para a cidade, já foi palco de batalhas em 1893, durante a Revolução Federalista, e em 1911 foi doado aos blumenauenses pelo filho do fundador de Blumenau.

Infelizmente desde 2013 este patrimônio se encontra fechado e negligenciado pelo poder público municipal, que devido ao seu descaso com este patrimônio cultural permitiu ou levou o mesmo a queimar em chamas no ano de 2014. Sua reconstrução desde o incêndio é lenta e seu futuro incerto, este patrimônio que é um espaço público onde poderia ser um local de oferta cultural e de lazer para a população é hoje apenas mais um exemplo do desrespeito e da incompetência do poder público com os patrimônios históricos e culturais da cidade. Houve algumas mobilizações por parte da população em defesa deste patrimônio público e contrários as medidas do poder público que diante da especulação imobiliária ameaça vender e privatizar este patrimônio da cidade
O Mirante do Morro do Aipim está localizado na rua Gertud Sierich (fundos do Hospital Santo Antônio) no bairro Vorstadt, pode ser acessado a pé também por escadas na rua Itajaí, próximo ao posto de saúde Dr. Abelardo Viana. Após visitar o Morro do Aipim partimos em direção a Pedra do Amor no Portal da Saxônia, onde se tem outra bela vista do centro e de outras regiões da cidade. O acesso a Pedra do Amor pode ser realizado através da rua Venezuela, ao lado do Senac, no bairro da Ponta Aguda.
Da Pedra do Amor seguimos rumo ao Museu da Água, onde também se tem uma das melhores vistas da região central. Além da bela vista proporcionada pelo mirante, o museu oferece conhecimento a respeito da água e ao tratamento deste elemento que é essencial para a vida de todos os seres vivos, por meio de quadros explicativos e de antigas peças presentes no museu que também é a primeira estação de tratamento da cidade. O Museu da Água fica no final da rua Lages do bairro Boa Vista, a primeira rua a direita para quem sobe o morro do Boa Vista em frente ao restaurante Rosa Mexicano.
Todos os locais aqui citados, com exceção do Mirante do Morro do Aipim que está fechado, podem ser visitados por meio da bicicleta ou a pé, podendo tornar o passeio e o caminho ainda mais interessante. Mais informações sobre estes locais talvez um dia possa ser encontradas na página da secretária de turismo de Blumenau, que infelizmente até a data desta publicação se encontrava fora do ar, http://www.turismoblumenau.com.br . Informações a respeito do museu da água podem ser encontradas na página http://www.samae.com.br/museu.asp. Fica aqui a minha recomendação a todos para visitarem pedalando a Pedra do Amor no Portal da Saxônia, o Museu da Água e o Mirante do Morro do Aipim que pode um dia estar acessível para toda população. Obrigado e até a próxima!



Comentários