Conhecer Pedalando: O Morro do Cachorro
- Bruno Tomio
- 18 de mai. de 2016
- 3 min de leitura


Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais e pessoas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação de um dos atrativos naturais da cidade de Blumenau, o Morro do Cachorro, do qual visitei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, no terceiro domingo do mês de maio de 2016. As imagens do passeio e dos trechos dele percorridos podem ser visualizadas no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.830939763677122.1073741837.764066890364410&type=1&l=43442fe5dd
Fui ao Morro do Cachorro para saciar um pouco da minha vontade de pedalar em meio a um ambiente mais próximo da natureza, como também para alcançar e apreciar a bela vista e energia do cume do morro, do qual é um dos pontos mais alto da cidade, estando aproximadamente a 830m de altitude. O caminho até o topo quando percorrido de bicicleta ou a pé fica ainda mais bonito de que quando simplesmente passamos de carro ou moto. Durante o percurso tive a companhia de um simpático cão que me acompanhou até no topo do morro, onde que por sinal havia também a presença de outros cachorros. Já cheguei a pensar um dia que o Morro do Cachorro levava este nome devido à presença constante de cachorros no seu cume, mas infelizmente este não é o principal motivo de seu nome.
De acordo com arquivos históricos da Revista Blumenau em Cadernos, o Morro do Cachorro recebeu este nome após uma expedição até o topo da montanha no ano de 1875. Onde nesta expedição os aventureiros tiveram a companhia de uma cadela que pertencia a um dos membros do grupo e que no topo do morro deu à luz a quatro cachorrinhos. No local o grupo decidiu matar todos os filhotes com a desculpa de não terem condições de levá-los, e a cadela foi levada no colo de um dos participantes. Diferentemente de hoje, naquela época o local era de difícil acesso, percorrido apenas através de trilhas sobre a densa vegetação que lá existia. Esta história que a meu ver não possui nada de belo e demonstra um pouco da ignorância dos ditos colonizadores, ficou famosa na região, e o morro que até então era chamado de Morro da Dona Carolina Jensen ficou conhecido como Morro do Cachorro.

O Morro do Cachorro está localizado próximo ao limite dos municípios de Blumenau com Luiz Alves e Gaspar, podendo ser acessado pela rua Dr. Pedro Zimmermann na Itoupava Central ou pelo Belchior para quem vem de Gaspar (fui pelo Belchior). Fica aqui a minha recomendação a todos para visitam este atrativo, principalmente se você for pedalando, mas caso não possa ir pedalando por algum motivo, o acesso ao topo do morro pode ser feito até por carros pequenos diante de alguma dificuldade. A dificuldade tanto para o ciclista como para o caminhante dependerá da condição física do mesmo. Dependendo do condicionamento físico do ciclista poderá haver alguns trechos onde tenha que se levar a bicicleta empurrando, o que será recompensado pela vista de parte do topo, pela conquista alcançada e claro também pela prazerosa descida na volta. Considero que o Morro do Cachorro apresenta um nível de dificuldade mais baixo quando comparado com outros morros da região (Spitzkopft ou Morro Azul).
Atualmente o acesso ao topo do morro é permitido para apenas uma parte do topo, a outra parte que por sinal proporciona uma vista ainda mais bela da qual se pode ver até o litoral está com acesso proibido por placas e portões. Esta proibição infelizmente restringe parte da vista que o morro oferece, não permitindo o acesso de turistas e nem moradores locais. Para mais informações sobre o Morro do Cachorro e sobre projeto Conhecer Pedalando entre em contato pela fan page do Facebook, www.facebook.com/conhecerpedalando/ ou pelo site, http://conhecerpedalando.wix.com/projeto. E se você quer conhecer pedalando o Morro do Cachorro ou outro atrativo de Blumenau e região, mas não tem uma bicicleta disponível, entre em contato com a locadora de bicicleta Mais Bicicletas, www.facebook.com/Mais-Bicicletas-104933176571955/timeline.
Obrigado e até a próxima!


Comentários