top of page

Conhecer Pedalando: O Morro da Cruz

  • Bruno Tomio
  • 29 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais e pessoas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação de mais um dos atrativos naturais da cidade de Blumenau, o Morro da Cruz, do qual visitei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, na agradável companhia do grande amigo Elias, na ultima sexta feira do mês de maio. As imagens do passeio e dos trechos dele percorridos podem ser visualizadas no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.836107266493705.1073741838.764066890364410&type=1&l=4f9cfc2dde


A vontade de usufruir dos prazeres e benefícios proporcionados pela a bicicleta e também de conhecer pelando novos lugares e belezas naturais foram alguns dos motivos que nos levaram a pedalar rumo ao topo do Morro da Cruz, mesmo em um dia de tempo instável e com chuva. Não tínhamos conhecimento preciso da localização do morro, mas isto não era um problema, visto que estávamos de bicicleta, e que deste modo não faltariam oportunidades de nos relacionarmos com os moradores locais em busca de informações em respeito ao caminho ou acesso ao morro. Porém mesmo com as claras informações fornecidas pelos moradores conseguimos seguir em uma trilha errada, onde não havia nenhuma das descrições informadas pelos moradores, o que não impossibilitou de retornarmos horas depois e pegarmos o caminho correto.


O cume do Morro da Cruz é um dos pontos mais alto da cidade, estando aproximadamente a 700m de altitude. O cume oferece uma bela vista da região, principalmente se for visitado em um dia com condições climáticas favoráveis, o que não foi o nosso caso, onde o alcançamos diante de neblina e chuva. Há no topo duas cruzes de cimento, cada uma com dimensões diferentes da outra. As cruzes lá presentes podem talvez justificar o nome do local “Morro da Cruz”.


O topo é alcançado por meio de uma trilha da qual pode ser realizada a pé ou de bicicleta. Para quem ir de bicicleta até o topo poderá enfrentar algumas dificuldades mínimas, como a de ter que empurrar a bicicleta em algum trecho devido a alguns obstáculos naturais presentes pelo caminho (raízes, valas, erosões, pedras, troncos). Mas todo o esforço é recompensado pela conquista alcançada e claro também pela prazerosa descida na volta, onde se pode descer pedalando e superando vários obstáculos dependendo da condição técnica, física e instrumental (bicicleta) do ciclista. Considero que o Morro da Cruz apresenta um nível de dificuldade mais baixo para o caminhante quando comparado com outros morros da região (Spitzkopft, Morro do Cachorro ou Morro Azul). Para o ciclista a subida é mais rápida que quando comparada com os morros da região, de aproximadamente 40 minutos, porém a descida exige condição técnica mais elevada que a do Morro do Cachorro e o Morro Azul.


O Morro da Cruz está situado no bairro Progresso, e o acesso é dado pela rua Franscisco Benígno, próximo ao número 1400, logo após o ponto final, por uma pequena porteira localizada no mesmo lado do ponto de ônibus. Fica aqui a minha recomendação a todos para visitam este atrativo, principalmente se você for pedalando. Para mais informações sobre o Morro da Cruz e sobre projeto Conhecer Pedalando entre em contato pela fan page do Facebook, www.facebook.com/conhecerpedalando/ ou pelo site, http://conhecerpedalando.wix.com/projeto. E se você quer conhecer pedalando o Morro do Cruz ou outro atrativo de Blumenau e região, mas não tem uma bicicleta disponível entre em contato com a locadora de bicicleta do nosso colega e parceiro Giovani Seibel, Mais Bicicletas, www.facebook.com/Mais-Bicicletas-104933176571955/timeline.


Obrigado e até a próxima!






 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
bottom of page