Conhecer Pedalando: Vancouver e proximidades
- Bruno Tomio
- 28 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais, pessoas e culturas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto, segue a primeira de uma série de matérias que relataram a experiência e percepção que obtive através de uma vivência em terras canadenses, das quais explorei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, em três semanas do mês de julho de 2016.

Primeiramente, quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos para as pessoas que possibilitaram e viabilizaram esta experiência, da qual infelizmente ainda é restrita, sendo um privilégio para poucas pessoas, ainda mais quando estas são naturais de países ditos subdesenvolvidos. Países estes sendo subdesenvolvidos devido a terem sido e na maioria ainda sendo explorados pelos outros ditos países desenvolvidos.
No Canadá busquei explorar as belezas naturais e os parques das regiões próximas de Vancouver (North Vancouver e West Vancouver) e de Whistler; conhecer a infraestrutura referente à mobilidade ciclística da cidade de Vancouver, onde é referência no que diz respeito a este modal no Canadá, possuindo os menores índices de acidente do país; conhecer as famosas trilhas para mountain bikes da região; e vivenciar a cultura e rotina do local.
Foi uma experiência interessante e enriquecedora conhecer uma pequena parte de uma determinada região do referido país, onde possui diversos pontos positivos e qualidades, mas também tem suas mazelas. Vivenciei um choque de realidades quando comparadas a diversas realidades do nosso Brasil, ao modelo de nossas cidades, e ao modo e condição de vida das pessoas, das quais é reflexos de uma política mais inclusiva e de bem estar social (educação, saúde, lazer, cultura...), que proporciona mais acessos e direitos para a população, mas, contudo ainda é excludente e desigual. Não vejo como muitas pessoas veem como outro mundo, outra realidade, ou como modelo perfeito, mas sim como um modelo que está mais próximo do ideal porém ainda distante. Também foi um enriquecimento cultural presenciar um pouco da cultura e rotina do local e uma grande realização e satisfação em poder ter usufruído de algumas das belezas naturais da região, como montanhas, praias, parques e trilhas.
Boa parte desta experiência será compartilhada e mais detalhada através de uma série de matérias, fotos e vídeos.
Obrigado e até a próxima!



Comentários