top of page

Conhecer Pedalando: O grande e belo Stanley Park, Vancouver

  • Bruno Tomio
  • 31 de jul. de 2016
  • 4 min de leitura


Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais, pessoas e culturas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação do maior e mais famoso parque de Vancouver, o Stanley Park, eleito muitas vezes como um dos melhores e maiores parques urbanos do mundo.


Esta é a segunda de uma série de matérias que relatará e divulgará a vivência e os lugares conhecidos na experiência do projeto Conhecer Pedalando em terras canadenses, das quais explorei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, em três semanas do mês de julho de 2016. Boa parte desta experiência obtida será compartilhada através desta série de matérias e por meio de fotos e vídeos. A primeira matéria da série (Conhecer Pedalando: Vancouver e proximidades) pode ser conferida no link: http://conhecerpedalando.wix.com/projeto#!Conhecer-Pedalando-Vancouver-e-proximidades/cmbz/579a4aa50cf233f0ee8a433b


O Stanley Park é uma das principais referências e cartões postais da cidade de Vancouver, como dito anteriormente é reconhecido mundialmente, principalmente por suas belezas e atrações. O parque é uma ótima opção de lazer e recreação para a população, privilegiando caminhantes, ciclistas, patinadores, crianças, banhistas e muitos outros diante de suas várias atrações.


Umas das principais atrações do parque é a rota Seawall, que consiste em um trajeto de 9 km onde contorna os arredores do grande parque, contemplando os usuários com belas vistas, praias e áreas de lazer, e oferecendo uma excelente infraestrutura para os pedestres, ciclistas, patinadores.... Um vídeo desta rota pode ser assistido no canal do projeto no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=CVPm2Gv7lzc&list=PLrwiQOTBXiTrmoJLreiJWRcumaDN-ravI .


O parque também contém mais de 27 km de trilhas em meio a sua floresta, podendo ser acessadas por pedestres e parte delas também por ciclistas. As trilhas oferecem um belo e agradável contato com a natureza local, possuindo muitas árvores nativas e centenárias, e também espécies de animais que lá habitam. O vídeo de algumas destas trilhas podem ser assistidos no link: https://www.youtube.com/watch?v=MvcVVag0Bxs&list=PLrwiQOTBXiTrmoJLreiJWRcumaDN-ravI&index=2 . E caso você não tenha uma bicicleta para pedalar no local, existem várias locadoras de bicicletas localizadas em uma das ruas próxima ao parque (Rua Denman).


No interior do parque está presente o Aquário de Vancouver, que é o maior do Canadá e um dos maiores do mundo. O aquário conta com mais de 70 mil espécies e possui várias alas das quais separam toda biodiversidade disponível para amostra. Uma das alas que se destacam é o espaço Amazônia que contém um grande acervo de espécies da fauna e flora da nossa floresta tropical, o ambiente possui uma grande estrutura artificial para conservar o acervo. O aquário que é público e sem fins lucrativos também é um centro de pesquisas e de conservação marinha, possuindo vários projetos de educação ambiental e científicos.


Além de todas as atrações já mencionadas, o parque também oferece playground para crianças, equipamento de ginástica, gramados e jardins, lagoas, campo de golfe, quadra de tênis, uma grande piscina pública, passeios a cavalo, passeio em uma locomotiva para crianças, diversos eventos que ocorrem durante o ano (durante a minha permanência no Canadá estava rolando um festival de cinema e também aconteceu uma etapa do Iroman), e diversos monumentos.


Entre os monumentos presentes no parque se destacam os famosos Totens, dos quais são esculturas e símbolos dos povos indígenas, e o pouco que restou após o genocídio cultural destes povos provocado pelos colonizadores. Crime que era cometido com aval do estado canadense até a última década do século passado através do processo de escolarização ocidental que condenou e quase exterminou a cultura dos povos originários. Algumas campanhas estão sendo realizadas para pressionarem o governo a reconhecer alguns dos muitos crimes contra a cultura e a vida dos povos indígenas.


Algumas imagens do Stanley Park e de trechos dele percorridos podem ser visualizadas no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.869043496533415.1073741839.764066890364410&type=1&l=fe48906d78. E mais vídeos como o de que modo fica uma das praias do Stanley Park em uma tarde de domingo e da ponte Lion e da rodovia que liga o Stanley as cidades vizinhas podem ser assistido no canal do projeto, através do link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLrwiQOTBXiTrmoJLreiJWRcumaDN-ravI . Mais informações sobre o Stanley Park podem ser acessadas na página do local: http://vancouver.ca/parks-recreation-culture/stanley-park.aspx .


O parque é encantador e também um exemplo de parque e espaço público de lazer para as pessoas, do qual deveria existir em todas as cidades do mundo. Exemplos como estes tendem a trazer vários benefícios para qualidade de vida da população local, porém muitas das vezes não são prioridades dos gestores públicos que servem a outros interesses e não ao bem estar do povo. Menciono o poder público devido este ser o que possui a maior responsabilidade de garantir lazer, cultura, esporte, e demais direitos sociais para o povo. E felizmente para a população de Vancouver o poder público parece garantir parte destes direitos, pois o Stanley não é apenas o único parque da cidade. Há muitos outros parques, não do mesmo porte que do grande Stanley, mas que não deixam a desejar em relação à infraestrutura e oferta de lazer.


Vancouver apresenta um modelo diferenciado de cidade, que infelizmente é tratado como diferente quando comparado à realidade da maioria das cidades brasileiras. Na próxima matéria apresentaremos com mais ênfase este modelo, que abrange várias problemáticas.


Obrigado e até a próxima!

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
bottom of page