top of page

Conhecer Pedalando: Parques ecológicas de North Vancouver e West Vancouver (Parte 1)

  • Bruno Tomio
  • 1 de set. de 2016
  • 3 min de leitura


Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais, pessoas e culturas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação dos principais parques dos municípios North Vancouver e West Vancouver, onde ambos fazem parte da região metropolitana de Vancouver. São vários os parques ecológicos presentes na região referida, diferentes dos parques urbanos mencionados nas matérias anteriores. Nesta matéria que será divida em partes, divulgaremos brevemente o Capilano Suspension Bridge Park, Lighthouse Park, Lynn Park, dentre outros parques e atrativos naturais.


Esta é a quarta de uma série de matérias que relatará e divulgará a vivência e os lugares conhecidos na experiência do projeto Conhecer Pedalando em terras canadenses, das quais explorei por meio da bicicleta, em três semanas do mês de julho de 2016. Boa parte desta experiência obtida será compartilhada através desta série de matérias e por meio de fotos e vídeos. As matérias anteriores podem ser conferidas nos links disponíveis no fim desta matéria.


Visitar os referidos parques era um desejo que felizmente pude realizar, foi uma tremenda satisfação estar presente e tirar proveito das diversas belezas e ambientes naturais que alguns parques oferecem. Ainda mais gratificante foi poder ter visitado todos os lugares que aqui serão divulgados da forma mais simples e harmoniosa possível, ou seja, pedalando. Alem de ter usufruído da experiência e energia que vivenciei nos locais de destino (parques e reservas), usufruí também do caminho até os determinados destinos, conhecendo pedalando novas ruas, novas praças, novas trilhas, novas pessoas, novas experiências e sensações.


A maioria dos parques que visitei eram públicos e gratuitos, o único privado e com custo para visitação foi o Capilano Suspension Bridge Park, do qual é conhecido mundialmente, graças a sua famosa ponte suspensa. A ponte é reconhecida por ser uma das maiores pontes suspensas do mundo e também por já ter sido cenário de várias produções cinematográficas, Indiana Jones é um dos exemplos. Ela liga as margens do rio Capilano e possui 140 metros de comprimento e 70 metros de altura. Além da famosa ponte, o parque possui vários outros atrativos, como trilhas, monumentos, atividades educativas, arvorismo e outras pontes suspensas.


Valeu a pena conhecer todos os atrativos do Capilano Suspension Bridge Park, porém, o parque tem poucas belezas naturais (sem intervenção do homem). Considero-o um pouco artificial diante das várias passarelas e atrativos construídos em um limitado espaço, e também por ser um point turístico que recebe um elevado número de turistas, dos quais formavam filas para acessarem suas famosas atrações (em especial a ponte).


Mas mais recompensador de que visitar o Capilano Suspension Bridge Park foi percorrer o caminho até ele, do qual realizei pela Capilano Pacific Trail. Um belo trajeto em meio a uma trilha de aproximadamente 8km que perpassa várias belezas naturais em meio a florestas e penhascos, oferecendo belas vistas e paisagens. E esta incrível trilha termina na Cleveland Dam, uma represa que fica no topo do Parque Regional Rio do Capilano, onde proporciona um cenário espetacular. A Capilano Pacific Trail e o parque que fica a represa são públicos e gratuitos, e oferecem uma infraestrutura exemplar para os visitantes.


Chegando ao fim da trilha (Cleveland Dam), voltei pela rodovia que leva para o Capilano Suspension Bridge Park. Algumas fotos dos lugares aqui divulgados podem ser conferidas no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.890913194346445.1073741841.764066890364410&type=1&l=aa80182d98. E alguns vídeos destes lugares podem ser assistido no canal do projeto, https://www.youtube.com/channel/UCk9hzJ_DsHNVQ95MFll8rtw, ou diretamente pelo link de cada vídeo:


https://www.youtube.com/watch?v=Y5fzn-SjEPQ (Parques Ecológicos: Capilano Pacific Trail)


https://www.youtube.com/watch?v=SXZTEa6jCY8 (Parques Ecológicos: Cleveland Dam)


https://www.youtube.com/watch?v=qhoFt_3CzlQ (Parques Ecológicos: Volta da Grouse Mountain)


Mais informações sobre os lugares aqui mencionados podem ser consultadas nas seguintes páginas: www.capbridge.com.(Capilano Suspension Bridge Park); www.vancouvertrails.com/trails/capilano-pacific-trail/ (Capilano Pacific Trail); www.vancouversnorthshore.com/things-to-do/attractions/cleveland-dam/ (Cleveland Dam).


As matérias anteriores podem ser conferidas nos seguintes links:


http://conhecerpedalando.wix.com/projeto#!Conhecer-Pedalando-Vancouver-e-proximidades/cmbz/579a4aa50cf233f0ee8a433b (Conhecer Pedalando: Vancouver e proximidades)


http://conhecerpedalando.wix.com/projeto#!Conhecer-Pedalando-O-grande-e-belo-Stanley-Park-Vancouver/cmbz/579cdc170cf276b3ba085411 (Conhecer Pedalando: O grande e belo Stanley Park, Vancouver)


http://conhecerpedalando.wixsite.com/projeto/single-post/2016/08/05/Conhecer-Pedalando-A-cidade-de-Vancouver (Conhecer Pedalando: A cidade de Vancouver)


Obrigado e até a próxima!


 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
bottom of page