top of page

Bicicleta e Meio Ambiente foram tema de discussão em ação do Projeto Conhecer Pedalando.

  • Bruno Tomio
  • 23 de set. de 2016
  • 3 min de leitura


O Projeto Conhecer Pedalando procura encontrar possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais justo, fraterno, igualitário, democrático, humano e ecológico. Um dos nossos principais objetivos é buscar por meio de rodas de conversas, debates e palestras em diferentes meios educacionais, discutir, debater e problematizar questões sociais e a bicicleta nas suas várias e diferentes dimensões, possibilidades e contextos. Partindo desta premissa, no ultimo dia 22 de setembro, Dia Mundial Sem Carro*, realizamos uma apresentação a respeito da temática Bicicleta e Meio Ambiente, para os alunos da Escola Básica Municipal Lore Sita Bollmann de Blumenau.


Na apresentação discutimos sobre algumas das várias problemáticas que permeiam a Bicicleta, buscamos promover uma visão mais ampla e crítica sobre a Bicicleta, exaltando sua importância e necessidade perante as várias possibilidades de contribuições e transformações sociais e ambientais que ela pode oferecer por meio das suas diferentes dimensões (esporte, lazer, trânsito). Denunciamos alguns dos vários malefícios sociais e ambientais que os carros promovem através do seu papel no modelo social político-econômico vigente, e apresentamos o potencial da Bicicleta na contribuição para uma possível solução frente às várias tendências, problemáticas e prejuízos globais que os carros em nossa sociedade promovem. A partir dos alunos e de nossa intervenção, concluímos no final da apresentação que a Bicicleta é: Esporte, Lazer, Trânsito, Saúde, Sustentabilidade, Democracia, Educação, Economia e Política.


Após a apresentação, participamos junto com os alunos de um passeio ciclístico até um recanto próximo da escola, onde se realizou um piquenique antes de retornarmos para escola. Ações como as daqui relatadas são imprescindíveis quando almejamos com os alunos despertar uma consciência ambiental e crítica do meio em que estamos inseridos. Agradeço o convite e parabenizo a inspiradora professora Rejane Reuter, uma educadora comprometida na luta por uma educação pública de qualidade, que não mediu esforços para que o evento se consolidasse.



No mesmo dia conseguimos ainda prestigiar a assinatura de mais um candidato a prefeito de Blumenau (faltam 3 dos 5 candidatos) com a carta de compromisso com a mobilidade urbana, da qual foi gerada por meio da campanha Bicicleta nas Eleições**, e também prestigiamos o evento promovido pela Associação Blumenauense pró-Ciclovias*** (ABC), onde se “comemorou” o Dia Mundial Sem Carros através de um encontro com cuca para quem estivesse de bicicleta ou se deslocando através de outro meio de transporte ativo, no primeiro “calçadão” da atrasada Blumenau. Esperamos que seja o primeiro de muitos (calçadões), pois é evidente aprovação da comunidade e comerciantes locais.


* Nesta data acontecem em várias cidades do planeta, atividades que buscam estimular uma reflexão sobre o uso excessivo e os malefícios dos automóveis para o meio ambiente.


** Idealizada e criada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), a campanha consiste em promover e inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana dos programas dos candidatos das próximas eleições municipais, atuando em mais de 50 cidades do Brasil. Em Blumenau a campanha foi aderida pela ABC, que junto com outras organizações criaram um formulário para o recolhimento de propostas da população e organizações civis, das quais gerou uma carta compromisso que foi entregue a todos os candidatos e candidatas do executivo e legislativo municipal, visando à incorporação das pautas em seus programas de governo.


*** A Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC) é uma importante organização não governamental que vem buscando promover e incentivar o uso da bicicleta como transporte e lazer na cidade de Blumenau desde 1997. Mais informações sobre a ABC pode ser acessada na seguinte página www.abciclovias.com.br.


Obrigado e até a próxima!

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
bottom of page