top of page

Conhecer Pedalando no Curso de Cicloturismo: Planejamento e Treinamento

  • Bruno Tomio
  • 9 de nov. de 2016
  • 3 min de leitura


Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é discutir, debater e problematizar a bicicleta nas suas diferentes dimensões, possibilidades e contextos, divulgando alguns dos vários benefícios e possibilidades que a mesma pode proporcionar às pessoas, à mobilidade urbana, às cidades e à saúde humana e planetária. O Cicloturismo (Cicloviagem) é uma das possibilidades que a bicicleta tem a oferecer, sendo este uma forma diferenciada de conhecer lugares, de se relacionar com o caminho, com as pessoas e com o meio ambiente. Partindo desta premissa, o Projeto Conhecer Pedalando por meio do apoio do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta e do Pedal Nativo participou do Curso de Cicloturismo: Planejamento e Treinamento, que aconteceu nos dia 5 e 6 de novembro no SESC Cacupé de Florianópolis. O curso foi ofertado pelo Até Onde Deu pra ir de Bicicleta e pelo Pedal Nativo. Teve 14 horas de duração, divididas em 8 horas teóricas e mais 6 horas de pedal.


O primeiro dia do curso foi teórico e dividido entre os módulos de planejamento (4 horas) e treinamento (4 horas). Na parte de planejamento, o Fábio Almeida do “Pedal Nativo” tratou sobre a preparação para uma viagem autônoma de bicicleta, foi apresentado e discutido: os modelos, peças e equipamentos da e para a bicicleta de cicloturismo; a vestimenta; o que levar e como levar as bagagens; roteiros de cicloturismo; navegação para cicloturismo; ferramentas e dicas para manutenção da bicicleta; e demais dicas para a execução de uma viagem de bicicleta. Já na parte de treinamento, o André Schetino do “Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta” tratou a respeito do treinamento físico para cicloviagens, foi apresentado e discutido sobre: como planejar uma cicloviagem; como avaliar a nossa condição física; como se preparar fisicamente para uma cicloviagem; os princípios do treinamento físico aplicados ao cicloturismo; e demais dicas para cicloviagens.


Já no segundo e último dia de curso, realizamos um pedal de 60km com cerca de 6 horas de duração por algumas das belas regiões de Florianópolis. Pedalamos por alguns dos cenários de Santo Antônio de Lisboa, pela estrada de terra que liga a Vargem Grande ao Rio Vermelho, por Moçambique, a praia Mole, Lagoa da Conceição e demais regiões até o retorno para Cacupé. O curso ofereceu conhecimentos e saberes delimitados à parte técnica de uma cicloviagem, enfatizando o planejamento, acessórios, equipamentos e o treinamento para uma cicloviagem. E também possibilitou a vivência de um passeio de bicicleta pelas regiões mencionadas no pedal do segundo dia. O trajeto pedalado pode ser conferido pelo vídeo gerado pelo Relive através do aplicativo Strava, www.relive.cc/view/767895248.


O Fábio Almeida mantém desde 2009 o blog Pedal Nativo que é dedicado ao cicloturismo, e já pedalou pelos estados de SP, MG, RJ, SC, RS e GO, e também na Alemanha, Áustria, Itália e Espanha. E o André Schetino já pedalou pelos estados de RS, MG, RJ, SP, MS, BA, PI, CE, e também nos Estados Unidos, Itália, França e Inglaterra. É ciclista de longa distância (AUDAX) e Organizador de Brevets Randdonneur Mondiaux do Inconfidentes Pedalantes Clube Randonneur (MG). Autor do blog Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta, por onde já lançou 3 ebooks: Guia para Viajar de Bicicleta (vols. 1 e 2) e o Guia de Hospedagem para Cicloturistas. Mais informações sobre o Pedal Nativo podem ser acessadas no www.pedalnativo.com.br e no www.facebook.com/pedalnativo, e mais informações sobre o Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta e sobre os ebooks de cicloturismo podem ser acessadas no www.ateondedeuprairdebicicleta.com.br.


O Projeto Conhecer Pedalando além de participar do curso sobre cicloturismo, também participou das conferências do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.doc, onde reuniu em Florianópolis, cientistas, intelectuais e cineastas, para debater algumas das problemáticas socioambientais da atualidade. Também realizamos cicloturismo de fato, no qual após o curso e na companhia das novas e queridas amigas Flora e Vanessa, conhecemos pedalando outras belezas naturais de Florianópolis, com direito a banho de mar, trilha, caldo de cana, água de coco e piquenique na via expressa sul para contemplar o fim de tarde e o belo pôr do sol. No outro dia viajamos de bicicleta para Blumenau, conhecendo pedalando no caminho de volta outros atrativos naturais e culturais, que serão divulgados nas próximas matérias, assim como o Planeta.doc e o passeio após o curso.


Obrigado e até a próxima!

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
bottom of page