top of page

Projeto Conhecer Pedalando discutiu Bicicleta e Meio Ambiente na EBM Gal. Lúcio Esteves

  • Bruno Tomio
  • 9 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura


O Projeto Conhecer Pedalando procura encontrar possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais justo, fraterno, igualitário, democrático, humano e ecológico. Um dos nossos principais objetivos é buscar por meio de rodas de conversas, debates e palestras em diferentes meios educacionais, discutir, debater e problematizar questões sociais e a bicicleta nas suas várias e diferentes dimensões, possibilidades e contextos. Partindo desta premissa, realizamos apresentações a respeito da temática Bicicleta e Meio Ambiente para alunos da Escola Básica Municipal Gal. Lúcio Esteves da cidade de Blumenau. As apresentações ocorreram na última sexta-feira (09) para e com alunos dos sétimos, oitavos e nonos anos dos períodos matutino e vespertino. As palestras também fizeram parte da programação da 2ª edição do Junho Verde.



O movimento “Junho Verde” que é organizado e coordenado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (Gteal) e pela Diretoria de Educação Ambiental da Faema, promoverá várias atividades e ações educativas enfatizando a Educação Ambiental, entre elas: palestras em escolas da rede pública e privada, plantio e distribuição de mudas de árvores, passeio ciclístico, visitação em parques e unidades de conservação, cinema socioambiental, mesas redondas, entre outras ações que ocorreram durante todo o mês de Junho na cidade de Blumenau, como em especial o III Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (EBEA). O Junho Verde foi instituído pela Lei Ordinária n° 8.288 de 23 de maio de 2016, substituindo a Semana Municipal de Meio Ambiente.


Na apresentação discutimos sobre algumas das várias problemáticas que permeiam a Bicicleta, buscamos promover uma visão mais ampla e crítica sobre a Bicicleta, exaltando sua importância e necessidade perante as várias possibilidades de contribuições e transformações sociais e ambientais que a mesma pode oferecer por meio das suas diferentes dimensões (esporte, lazer, trânsito). Denunciamos alguns dos vários malefícios sociais e ambientais que os veículos motorizados promovem através do seu papel no modelo social político-econômico vigente, e apresentamos o potencial da Bicicleta na contribuição para uma possível solução frente às várias tendências, problemáticas e prejuízos globais que o atual modelo de produção e de transporte promove em nossa sociedade. Durante a apresentação também mencionamos o Cicloturismo (cicloviagem), que é mais uma das tantas possibilidades que a bicicleta tem a oferecer, buscamos estimular e apresentar uma maneira diferenciada de conhecer lugares, de se fazer turismo, de se relacionar com o caminho, com as pessoas e com o meio ambiente.


Além da apresentação também compartilhamos por meio de fotografias alguns dos caminhos, lugares, belezas naturais e experiências que o Projeto Conhecer Pedalando vivenciou e percorreu de forma simples, saudável, autônoma, sustentável e curiosa, ou seja, pedalando pelos caminhos de sua trajetória. A partir de nossa intervenção e dos alunos, concluímos no final de cada uma das quatro apresentações que ocorreram nos dois turnos que a Bicicleta é: Esporte, Lazer, Trânsito, Saúde, Sustentabilidade, Democracia, Educação, Economia e Política.


Ações como as daqui relatadas são imprescindíveis quando almejamos com os alunos despertar uma consciência ambiental e crítica do meio em que estamos inseridos. Agradeço a presença de todos que possibilitaram a discussão e reflexão a respeito da problemática proposta, e agradeço e parabenizo também ao Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local (Gteal), do qual vem organizando junto com Fundação Municipal do Meio Ambiente (FAEMA) mais essa edição do Junho Verde. Mais fotos da apresentação podem ser conferidas no https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1130276970410065.1073741858.764066890364410&type=1&l=3c8243105a , e mais informações sobre o Junho Verde e sua programação podem ser conferidas na fan Page da FAEMA, www.facebook.com/faema.blumenau/ .




Obrigado e até a próxima!

 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
bottom of page