Conhecer Pedalando no III Encontro Blumenauense de Educação Ambiental
- Bruno Tomio
- 25 de jun. de 2017
- 5 min de leitura

Um dos principais objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer, criar, divulgar e conectar meios que discutam e anseiam possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais justo, fraterno, igualitário, democrático, solidário e ecológico. Buscamos por meio de rodas de conversas, debates e palestras em diferentes meios educacionais, discutir, debater e problematizar questões sociais e a bicicleta nas suas diferentes dimensões, possibilidades e contextos. Também explorar, conhecer e divulgar pessoas, lugares, belezas naturais, culturas, eventos, universidades, projetos e propostas sociais e educacionais. Partindo desta premissa, estivemos presentes no terceiro Encontro Blumenauense de Educação Ambiental - EBEA, realizado nos dias 21 e 22 de junho na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

O III EBEA teve como objetivo promover a socialização sobre as práticas educativas formais e não formais relacionadas às questões socioambientais, desenvolvidas por escolas, organizações não governamentais, órgãos públicos, empresas e outros segmentos da sociedade, bem como refletir sobre as práticas e os conceitos em educação ambiental. O evento foi realizado e promovido pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental Local – GTEAL, a Fundação Municipal de Meio Ambiente – FAEMA, e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED.
Nos dois dias de evento ocorreram diversas ações e atividades, como: palestra de abertura, minicurso de formação para educadores, apresentações e exposições de projetos e experiências educacionais, oficinas, rodas de conversas, espaços interativos e apresentações culturais. E entre as várias atrações e atividades do III EBEA, o Projeto Conhecer Pedalando (Bruno Tomio) se fez presente por meio da apresentação de uma exposição fotográfica e da participação e realização em parceria com o Giovani Seibel (ABC/ Mais Bicicleta) e Renato Junge (JungeBelli Arquitetura/ Acaprena/ ABC) da Roda de Conversa sobre Mobilidade Urbana.

O III EBEA começou com a ilustre palestra de abertura “Histórico e Perspectivas da Educação Ambiental Crítica no contexto escolar” com o Prof. Dr. Carlos Frederico Bernado Loureiro, uma das maiores referências intelectuais brasileira no que diz respeito à Educação Ambiental Crítica. Loureiro proferiu de forma excepcional sobre a origem e os aspectos históricos, políticos, econômicos e sociais que permeiam a Educação Ambiental Crítica brasileira; os princípios da Educação Ambiental Crítica; as resistências e os desafios presentes para inserção da Educação Ambiental Crítica na realidade escolar; e a importância da Educação Ambiental Crítica frente ao seu potencial de contribuição para possíveis transformações sociais em prol de um outro modelo de produção político-econômico, do qual seja mais justo, democrático, solidário, ecológico e sustentável do que o atual.
Além da palestra de abertura, Loureiro também ministrou o minicurso de formação para educadores “Metodologias e vivências de educação ambiental na sala de aula”, onde deu continuidade há algumas das problemáticas e discussões levantadas na palestra, e contextualizou sobre os modelos e as práticas de Educação Ambiental presentes nas instituições escolares; também apresentou e provocou a discussão sobre as possibilidades e dificuldades do processo de inserção e desenvolvimento de práticas e projetos de Educação Ambiental nos espaços escolares.

Já durante os diferentes períodos do segundo e último dia do evento, ocorreram as seguintes oficinas e rodas de conversas:
Rodas de conversas: Escola sustentável/COM-VIDA; Saneamento básico em Blumenau: cenário atual e perspectivas; Mobilidade urbana; Resgatando saberes e hábitos para se ter mais saúde através do uso de plantas medicinais; Socialização de experiências de educação ambiental no ensino fundamental e médio.
Oficinas: Aves nos fragmentos urbanos de Blumenau; Plantei um broto na casca do ovo; Reaproveitamento da matéria orgânica utilizando composteira; Horta orgânica; Restauração para a vida; Soluções caseiras para higiene e limpeza.

Na Roda de conversa sobre Mobilidade Urbana, nós do Projeto Conhecer Pedalando discutimos sobre algumas das várias problemáticas que permeiam a Bicicleta, buscando promover uma visão mais ampla e crítica sobre a Bicicleta, exaltando sua importância e necessidade perante as várias possibilidades de contribuições e transformações sociais e ambientais que a mesma pode oferecer por meio das suas diferentes dimensões (esporte, lazer, trânsito). Denunciamos alguns dos vários malefícios sociais e ambientais que os veículos motorizados promovem através do seu papel no modelo social político-econômico vigente, e apresentamos o potencial da Bicicleta na contribuição para uma possível solução frente às várias tendências, problemáticas e prejuízos globais que o atual modelo de produção e de transporte promove em nossa sociedade.
Além da discussão sobre bicicleta e mobilidade urbanos, também juntos com os parceiros já citados, realizamos uma breve caminhada em via pública com os participantes da referida roda, observando e discutindo sobre algumas problemáticas evidentes durante o trajeto até o Galpão de Arquitetura da Furb, onde concluímos a atividade. No Galpão da Arquitetura ainda oportunizamos a vivência do Slackline para os alunos que participaram da roda de conversa.

Vale destacar que durante os dois dias de evento ocorreram mais de 30 apresentações de trabalhos, exposições fotográficas, projetos e práticas relacionadas à Educação Ambiental, de diferentes instituições, em uma tenda específica e também nos corredores da universidade. A nossa exposição fotográfica esteve presente nos dois dias de evento junto com os demais trabalhos. A proposta de nossa exposição foi a de compartilhar por meio de fotografias os caminhos, lugares, belezas naturais e experiências que o Projeto Conhecer Pedalando vivenciou e percorreu de forma simples, saudável, autônoma, sustentável e curiosa, ou seja, pedalando, educando, apreendendo e fotografando, pelos caminhos de sua trajetória. A partir da exposição tivemos a pretensão de estimular e divulgar uma forma diferenciada e sustentável de conhecer lugares, de se fazer turismo, de se relacionar com o caminho, com as pessoas e com o meio ambiente.
Durante o III EBEA também ocorreram diferentes apresentações culturais, como a apresentação de 26 integrantes do coral Marita Deeke Sasse da Etevi na cerimônia de abertura, apresentação da banda da Escola Básica Municipal Machado de Assis, apresentação da peça teatral “O amigo da onça”, e a apresentação musical com Leo Vieira, da qual encerrou a terceira edição do evento.
Parabenizamos todos os participantes e instituições que estiveram presentes no III EBEA, como também toda equipe organizadora deste importante evento, do qual é um espaço de socialização, discussão, reflexão e de possibilidades. Agradecemos e parabenizamos em especial o Prof. Loureiro pela sua presença e por todo o trabalho que vem desenvolvendo durante toda a sua trajetória, sendo ele uma das maiores referências brasileira referente a Educação Ambiental Crítica, e também uma referência e fonte de inspiração para o Projeto Conhecer Pedalando.
Nós do Projeto Conhecer Pedalando acreditamos que a Educação Ambiental Crítica que denuncia e questiona por meio de uma visão crítica e totalizante os aspectos sociais, políticos, econômicos e o modelo de produção econômico vigente, almejando transformações sociais, se encontra como uma das possibilidades de contribuir para superação do modelo de produção econômico atual para um outro modelo, do qual seja ambientalmente e socialmente sustentável. Onde a produção de bens e mercadorias não se dará mais por meio da exploração ambiental e humana, não estará mais voltada para o excedente, para o lucro de uma minoria, para o consumo ilimitado. Mas sim para a garantia das necessidades humanas essenciais e em harmonia e respeito com a natureza, e com as gerações futuras.
Mais imagens do evento podem ser conferidas no album, https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1144013932369702.1073741860.764066890364410&type=1&l=f06745e834 .

Obrigado e até a próxima!


Comentários