Projeto Conhecer Pedalando discutiu Bicicleta e Meio Ambiente no CTV de Blumenau
- Bruno Tomio
- 19 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

O Projeto Conhecer Pedalando procura encontrar possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais justo, fraterno, igualitário, democrático, humano e ecológico. Um dos nossos principais objetivos é buscar por meio de rodas de conversas, debates e palestras em diferentes meios educacionais, discutir, debater e problematizar questões sociais e a bicicleta nas suas várias e diferentes dimensões, possibilidades e contextos. Partindo desta premissa, realizamos na última sexta-feira (18 de agosto) uma apresentação e roda de conversa a respeito da temática Bicicleta e Meio Ambiente com os acolhidos e participantes do Centro Terapêutico Vida de Blumenau.
O CTV foi fundado no ano de 1992. Atualmente a entidade tem capacidade de atendimento de 30 acolhidos para o serviço de reabilitação, mais 04 acolhidos para o serviço de moradia coletiva e reinserção social. Seu atendimento tem como pilar o acompanhamento biopsicossocial, contando com uma equipe de profissionais contratados, auxílio de serviços e profissionais da rede e profissionais voluntários para executar atendimentos individuais e coletivos, atividades terapêuticas de lazer, esporte, cultura e trabalho. O centro tem como objetivo proporcionar a recuperação de pessoas com problemas decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, por meio da promoção da saúde e cidadania, contribuindo assim, para o desenvolvimento de suas potencialidades e reinserção ao meio social (CTV Blumenau*).

Na apresentação discutimos sobre algumas das várias problemáticas que permeiam nossas relações sociais, o meio ambiente e a bicicleta, buscamos promover uma visão ampla e crítica sobre a Bicicleta, exaltando sua importância e necessidade perante as várias possibilidades de contribuições e transformações sociais e ambientais que a mesma pode oferecer por meio das suas diferentes dimensões (esporte, lazer, trânsito). Denunciamos alguns dos vários malefícios sociais e ambientais que os veículos motorizados promovem através do seu papel no modelo social político-econômico vigente, e apresentamos o potencial da Bicicleta na contribuição para uma possível solução frente às várias tendências, problemáticas e prejuízos globais que o atual modelo de produção e de transporte promove em nossa sociedade. Durante a apresentação também mencionamos o Cicloturismo (cicloviagem), que é mais uma das tantas possibilidades que a bicicleta tem a oferecer, buscamos estimular e apresentar uma maneira diferenciada de conhecer lugares, de se fazer turismo, de se relacionar com o caminho, com as pessoas e com o meio ambiente.

Além da apresentação também compartilhamos por meio de fotografias alguns dos caminhos, lugares, belezas naturais e experiências que o Projeto Conhecer Pedalando vivenciou e percorreu de forma simples, saudável, autônoma, sustentável e curiosa, ou seja, pedalando pelos caminhos de sua trajetória. A partir de nossa intervenção e a dos participantes debatemos sobre várias problemáticas sociais presentes no contexto societário vigente, as desigualdades sociais, o consumismo, os papéis e influência da mídia, o modelo político, e no final da apresentação concluímos que a Bicicleta pode ser representada como: Esporte, Lazer, Trânsito, Saúde, Sustentabilidade, Cidadania, Educação, Economia e Política.
Ações como as daqui relatadas são imprescindíveis quando almejamos discutir e despertar uma consciência ambiental e crítica do meio em que estamos inseridos. Agradeço a presença de todos que possibilitaram a discussão e reflexão a respeito da problemática proposta, dos quais contribuíram muito por meio das falas a partir das experiências e histórias de vida de cada um dos participantes. Agradeço e parabenizo também o CTV, e em especial o Diego, amigo e voluntário do centro, que me indicou e me convidou para realizar essa ação, da qual foi uma experiência muito gratificante e marcante para o Projeto Conhecer Pedalando.
Obrigado e até a próxima!
* Informação cedida pelo Centro Terapêutico Vida (CTV).


Comentários