Campanha Financiamento Coletivo no Catarse do Projeto Conhecer Pedalando
- Bruno Tomio
- 21 de ago. de 2018
- 6 min de leitura

Contribua e ajude o Projeto Conhecer Pelando a concretizar e levar seus objetivos e ações para várias regiões do nosso Brasil!!! O Projeto Conhecer Pedalando é um projeto de Educação Ambiental que vem se desenvolvendo e realizando diversas aventuras e ações educacionais e sociais de forma voluntária desde janeiro de 2016, envolvendo, apresentando, conhecendo e problematizando em diferentes espaços educacionais diversas questões socioambientais, a bicicleta, o cicloturismo, práticas corporais de aventura, dentre outros aspectos educacionais e sociais. O Projeto vem alcançando parte de seus objetivos mesmo perante suas condições, que por vezes são limitadas, porém pretendemos a partir de julho deste ano efetivar e ampliar ainda mais nossos objetivos, fronteiras e público. Buscaremos concretizar muitas outras ações, experiências e aventuras por meio de uma viagem de bicicleta de forma simples, curiosa e desafiadora pelos diversos caminhos, trilhas e possibilidades que o Brasil tem a oferecer. Almejamos fomentar e conhecer pedalando diversas aventuras, experiências, belezas naturais, projetos e possibilidades sociais e educacionais. Conquistar e disseminar um grande aprendizado e transformações diante das vivências que estão e poderão ser proporcionadas nesta aventura em busca de conhecimentos e possibilidades!!!
Confira a proposta, os objetivos, e as ações já realizadas e pretendidas pelo Projeto Conhecer Pedalando:
Acesse o link de nossa campanha: www.catarse.me/projetoconhecerpedalando

O Projeto Conhecer Pedalando é um projeto de Educação Ambiental que surgiu a partir de diversos questionamentos e angustias em relação ao modo de produção e funcionamento de nossa sociedade. O projeto busca conhecer, criar, divulgar e conectar meios que discutam e anseiam possibilidades de transformação nas estruturas e relações sociais vigentes, em prol de um mundo, e principalmente de um Brasil, mais fraterno, igualitário, democrático e ecológico. Procuramos estimular em diferentes contextos educacionais e sociais, a reflexão crítica sobre as problemáticas socioambientais e os impactos causados pelas relações sociais do modelo de produção vigente para o meio ambiente. Busca-se, ainda, problematizar: a Bicicleta nas suas diferentes dimensões, possibilidades e contextos, apresentando possíveis benefícios e oportunidades que a mesma pode oferecer como estratégia de transformação social e ambiental; as Práticas Corporais de Aventura em diferentes espaços, com ênfase nas suas possibilidades educacionais, promovendo uma possível sensibilização ambiental e uma maior reflexão e interação com e sobre o ambiente, tanto o urbano como o natural; a Epistemologia e sua importância como reflexão crítica do conhecimento científico, pois este não é neutro aos aspectos políticos, sociais e econômicos; e a Educação através de uma perspectiva educacional crítica e transformadora, portanto também ambiental. O Projeto também vem realizando a ação de conhecer e divulgar lugares, belezas naturais, aventuras, culturas, pessoas, eventos, projetos e propostas sociais e educacionais. Conhecemos o proposto por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, superando desafios e se aventurando pelos caminhos de nossa trajetória. Apresentamos e buscamos estimular e divulgar uma forma diferenciada de conhecer lugares, de se fazer turismo, de se relacionar com o caminho, com as pessoas e com o meio ambiente.
O Projeto Conhecer Pedalando teve inicio a partir de janeiro de 2016, começando com algumas ações locais e regionais e aumentando suas fronteiras na medida do possível. O Projeto vem alcançando seus objetivos mesmo perante suas condições, que por vezes são limitadas. Todas as suas ações até no momento foram de caráter voluntário, sem apoios financeiros. Diante do exposto, pedimos seu apoio e parceria para por meio de uma viagem de bicicleta pelo nosso imenso e interessante Brasil efetivarmos e ampliarmos ainda mais nossos objetivos, fronteiras e público!!! Almejando conquistar e disseminar um grande aprendizado e transformações diante das vivências que estão e poderão ser proporcionadas nesta aventura em busca de conhecimentos e possibilidades!!!

Dentre as ações e experiências obtidas e desenvolvidas até o momento destaca-se:
- Participação em alguns eventos e movimentos: Fórum Social Mundial, Fórum Mundial de Educação, Bicicletada Binacional contra a impunidade dos crimes de trânsito, Bicicletadas de Blumenau, 1º Pedalada Pelada de Blumenau, Pedalada Pelada de Florianópolis, Conferências do Festival Internacional de Cinema Socioambiental – Planeta.doc, 1º Seminário Catarinense de Educação Ambiental Crítica, 1º Encontro Catarinense de Cicloturismo, III Encontro Blumenauense de Educação Ambiental, entre outros eventos que abrangeram diversas questões sociais.
- Palestras em escolas e em eventos culturais sobre Bicicleta e Meio Ambiente, Cicloturismo; Meio Ambiente e Sociedade.
- Palestras em universidades a respeito das problemáticas: Práticas Corporais de Aventura, Bicicleta e Meio Ambiente, Cicloturismo, e Epistemologia.
- Inserção e desenvolvimento da proposta de Educação Ambiental do projeto em escolas públicas de ensino fundamental.
- Realização de Cines Debate dos quais se discutiu questões de mobilidade urbana, saúde, política, economia, soberania alimentar, meio ambiente e sociedade.
- Viagens de bicicleta a níveis local, regional, estadual, nacional e internacional.
- Participação em feiras e eventos culturais.
- Realização de exposições fotográficas de alguns dos caminhos percorridos pelo o projeto.
- Matérias para jornais e páginas virtuais.
- Socialização de experiências em eventos acadêmicos.

Pretende-se dar continuidade em parte das atividades efetuadas até o momento e concretizar muitas outras ações, experiências e aventuras por meio de uma viagem de bicicleta de forma simples, curiosa e desafiadora pelos diversos caminhos, trilhas e possibilidades que o Brasil tem a oferecer. Almejando conquistar e disseminar um grande aprendizado e transformações diante das vivências que estão e poderão ser proporcionadas nesta aventura em busca de conhecimentos e possibilidades!!!
Ações e atividades pretendidas:
- Realizar palestras, apresentações, rodas de conversas em escolas, comunidades e universidades a respeito do Meio Ambiente e Sociedade (Proposta de Educação Ambiental do projeto) e das seguintes problemáticas: Bicicleta e Meio Ambiente; Práticas Corporais de Aventuras; e Cicloturismo.
- Realizar palestras, apresentações em universidades e formações de professores: Práticas Corporais de Aventura; Epistemologia; Bicicleta e Meio Ambiente; Projeto Conhecer Pedalando de Educação Ambiental.
- Realizar e contribuir para inserção de projetos de Educação Ambiental em escolas;
- Fomentar a bicicleta como meio de transporte e o cicloturismo por meio da participação e divulgação de feiras, eventos, passeios, viagens, rotas e demais ações.
- Fomentar e realizar práticas corporais de aventura;
- Realizar Cines Debate a respeito de problemáticas socioambientais em diferentes meios educacionais;
- Realizar aventuras e viagens de bicicleta buscando conhecer e divulgar lugares, belezas naturais, montanhas, aventuras, culturas, pessoas e parques nacionais.
- Conhecer e divulgar propostas educacionais, movimentos e coletivos sociais que atuam em defesa de causas sociais e ambientais;
- Participar de eventos que discutam problemáticas socioambientais;
- Participar de eventos científicos;
- Realizar exposições fotográficas dos locais percorridos pelo Projeto.

As ações, aventuras e experiências realizadas pelo projeto são divulgadas e pulverizadas nos canais de divulgação do projeto, entre eles a fan page no Facebook, https://www.facebook.com/conhecerpedalando/, e o website http://conhecerpedalando.wix.com/projeto, como também, nas ações realizadas e em demais meios de comunicação (jornais, eventos, sites).

São várias as formas que você poderá contribuir para com o projeto nessa grande aventura, aberta e com sede de novas experiências, trocas, conhecimentos e possibilidades!!! Como a: partir da colaboração financeira por meio desse financiamento coletivo para com os custos do projeto; divulgando, curtindo e compartilhando as ações e a campanha do projeto; indicando lugares, movimentos, propostas e projetos que sejam interessantes conhecermos e divulgarmos; indicando e viabilizando hospedagens solidárias e apoios perante os caminhos de nossa trajetória; e convidando, participando, construindo e possibilitando que o projeto vá para a sua escola, universidade, instituição, evento, comunidade ou região!!!

Vale destacar que as contribuições financeiras possibilitadas pela nossa campanha no catarse são para com a proposta, causa e efetivação dos objetivos do projeto. O financiamento não possui cunho comercial e mercadológico, por esse motivo não oferecemos recompensas e produtos, não sendo uma relação de troca dinheiro-mercadoria. Não estamos vendendo uma mercadoria ou produto, mas sim, pedindo o apoio para uma causa e um projeto educacional e social que almeja por meio de sua prática estimular nas pessoas um processo de análise crítica e reflexiva das dimensões sociais e ambientais, tendo em vista encontrar e construir possibilidades que possam contribuir para o desvelamento, questionamento, transformação e superação de problemáticas e injustiças locais e globais, como também defender e fomentar uma outra relação e ética para com: o outro, a sociedade, a Natureza, e conosco mesmo. Desse modo, o projeto não possui fins lucrativos.

Os valores arrecadados pelas contribuições financeiras serão utilizados para a viabilização e efetivação de nossa proposta e objetivos, ou seja, para os custos da concretização das mesmas, destinados sobretudo para gastos com alimentação, hospedagens (quando necessário), e com a manutenção da bicicleta e equipamentos. Abaixo segue exemplos aproximados da média de gastos diários durante cicloviagens:
Minhas experiências e cicloviagens:
Gasto diário com hospedagem grátis (acampamento selvagem, hospedagem solidária): R$30,00
10000 / 30 = 333 dias
Gasto diário com hospedagem paga (camping, hostels, pousadas): R$70
10000 / 70 = 142 dias
Gasto diário médio em viagem intercalado com hospedagem paga e grátis (distribuição igual de diárias): R$50,00
10000 / 50 = 200 dias
Giramérica – Carol Emboava:
Gasto diário (2016): R$ 50,00
Portal Voarbaixo (site):
Gasto diário apenas com alimentação (2016): R$40,00
*Vale mencionar que não temos a pretensão de limitar a duração de nossa trajetória perante aos valores que poderão aqui ser levantados. Buscaremos por meio de diferentes maneiras, formas e contribuições, ampliar ao máximo possível os caminhos, ações e aventuras almejadas e também as que surgiram por meio das experiências que estão e poderão ser vivenciadas.

Gostaríamos muito de contar com a sua contribuição, indiferente de quais as formas, para como dito anteriormente, concretizarmos e levarmos o mais longe possível esse sonho, proposta, ideal, e aventura em busca de conhecimentos e possibilidades em prol de um mundo, e principalmente de um Brasil, mais fraterno, igualitário, democrático e ecológico.
Teremos o maior prazer de divulgar o seu apoio nos nossos meios de divulgação, bem como, em diversas outras possibilidades que poderão ocorrer durante e após essa grande aventura.
Muito obrigado pela atenção.
Um grande e fraterno abraço!!!
Contato
E-mail: conhecerpedalando@gmail.com / bruno.tomio@hotmail.com Fan Page: www.facebook.com/conhecerpedalando Celular: 47 99133-4893


Comentários