Conhecer Pedalando no Bicicultura 2018
- Bruno Tomio
- 1 de ago. de 2018
- 5 min de leitura

Um dos principais objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é buscar conhecer, criar, divulgar e conectar meios que dialoguem e anseiam possibilidades de transformações nas estruturas e relações sociais vigentes em prol de relações mais fraternas, igualitárias, democráticas, sustentáveis e, principalmente, emancipadas. Acreditamos que a bicicleta é um instrumento que por meio das relações sociais pode contribuir para possíveis transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais. Também temos o objetivo de conhecer e divulgar lugares, belezas naturais, culturas, pessoas, eventos, projetos e propostas sociais e educacionais. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois consideramos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Partindo desta premissa, nos dias 8, 9 e 10 de junho, o Projeto Conhecer Pedalando esteve presente no Bicicultura 2018 - Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.

“O Bicicultura é um encontro anual, organizado pela sociedade civil, para celebrar e promover a cultura da bicicleta como meio de transporte nas cidades brasileiras. Trata-se, antes de mais nada, de um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas, entusiastas e interessados e tem como objetivo promover o uso da bicicleta em todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica e ambiental” (Bicicultura).
Infelizmente devido aos nossos compromissos, preparação e tarefas para a nossa nova aventura e desafio que iniciaremos em agosto, de levar pedalando as ações do projeto para várias cidades brasileiras*, não conseguimos contemplar nessa matéria uma percepção e análise crítica a respeito do evento, das atividades, e das contradições presentes tanto no evento, no local realizado, como principalmente na cidade do Rio de Janeiro, da qual é repleta de mazelas e desigualdades. Diante disso, tendo a intenção de não deixar passar em branco a nossa participação nesse importante evento do cicloativismo brasileiro, citaremos brevemente a apresentação que realizamos, as atividades que participamos, e parte dos coletivos, projetos e instituições que estiveram presentes nessa edição do Bicicultura.
O Bicicultura foi um espaço de divulgação, conexão e fomento de conhecimentos e possibilidades em prol do enfrentamento para com problemáticas referentes ao universo da bicicleta e das cidades. Durante os três dias de evento ocorreram diversas atividades com pessoas de todas as regiões do Brasil. A programação do evento contou com palestras, rodas de conversas, relatos de experiências, exposições, atrações culturais, bicifeira, dentre outras atividades.

A apresentação do Projeto Conhecer Pedalando foi realizada já na manhã do primeiro dia de evento. Em nossa apresentação contemplamos duas propostas: a de apresentar e relatar a proposta, objetivos e ações do projeto, como também, discutir, concretizar, conectar e expandir as ações e possibilidades do mesmo; e a de relatar as experiências e possibilidades de inserção da bicicleta como conteúdo escolar e também como problemática do projeto Conhecer Pedalando.
Após a nossa apresentação prestigiamos e acompanhamos muitas outras atividades. Infelizmente não havia como participar de todas as atividades programadas, pois muitas delas aconteciam no mesmo horário e em diferentes espaços do Museu do Amanhã, local que sediou o evento. A programação de parte atividades que ocorreram no evento ainda podem ser conferida pelo http://bicicultura.rio/programacao/ .
No evento, conferimos as seguintes atividades: O uso da Bicicleta e seu Impacto na saúde pública, com John Fontenele Araujo da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte (ACIRN); Ciclomobilidade para instrutores de auto-escolas, com Pedro Daniel Amaral Arruda do Centro de Ensino Técnico CWB (CENTEC); Bike na Obra, com Murilo Rodrigues do Bike Anjo Belém; Destinação de Bicicletas roubadas e recuperadas, com Mauro Soares Tavares do Programa Rio – Estado da Bicicleta; Bicicleta: Cultura e Arte, com o amigo Giovani Rafael Seibel representando o Coletivo Laboral Multicultural (COLMEIA); A experiência do Pedal Sonoro, com Luís Araujo; Bicicleta na Escola, com Ana Destri da AMOBICI; Conceitos dos Jogos de Bicicleta, com Ana Carboni do Bike Anjo Niterói; Cicloativismo e ações políticas, com: João Pedro Bazzo Vieira da Cicloiguaçu apresentando o painel “Prefeitura de Curitiba extinguiu infraestruturas “Calçadas Verdes”; Fernando Barcellos do GT Pesquisa da UCB com o painel “Memória e história do cicloativismo no Brasil”; e Lígia Pereira da AMECICLO apresentando sobre o “Contexto atual e cicloativismo”. Bicicletaria Cultural, com Patricia Valverde; Ações de Bike, com Larissa Cantarelli do Bike Anjo Pirenópolis; Como a Bicicleta pode contribuir com um futuro de baixo carbono, com: Aline Cavalcante e João Lacerda, da Coalizão Clima e Mobilidade; e Ana Abreu do Engajamundo. Paradigmas do Século XXI, com Renata Falzoni, André Soares e Zé Lobo; e a palestra com Ricardo Martins do Roda Mundo.
Durante o Bicicultura, identificamos a presença também dos seguintes movimentos, coletivos, instituições e projetos: MobiRio; Ciclocidade; Caminha Rio; Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo; CUC - Movimento Ciclistas Urbanos Capixabas, o Super-Ando; Bike de boa; Associação de Cegos do Rio Grande do Sul; 100Gurias100Medo; Sampapé; ITDP Brasil; Programa Ciclovida; Mobilidade Niteroi; Pedala Manaus; BikeMotiva; Clube de Cicloturismo do Brasil; BiciCentro Comunitário; ONG Associação Ciclo Urbano; Rodas da Paz; KuritBike Cicloturismo Urbano, Ciclanas – Fortaleza; Cicloação Recife; Transporte Ativo; ABC; Garupa, Bike Passport Niterói.
E Além das atividades citadas, das quais ocorreram no museu do Amanhã, também participamos e prestigiamos a Massa Crítica Extraordinária, a Bicifeira, e a plenária final do Bicicultura e escolha da cidade sede 2020. Vale destacar também a ilustre presença no evento e na Massa Crítica do músico, filósofo e poeta de rua Plá, que já lançou mais de 60 CDs, com muitas músicas relacionadas com a bicicleta, mobilidade urbana, bicicletadas, e principalmente com a liberdade. Abaixo segue alguns vídeos da Massa Crítica e do Plá, e algumas imagens sobre as atividades que ocorreram no Bicicultura podem ser conferidas no seguinte album de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1514845155286576.1073741879.764066890364410&type=1&l=ad6aae209c
Plá no Bicicultura 2018 - Rio de Janeiro (RJ):
Música Sustentabilidade, Plá - Bicultura 2018 (RJ):
A caminho da concentração da Massa Crítica Extraordinária RJ - Bicicultura 2018:
Tem que ter moral - Plá (Massa Crítica RJ):
Massa Crítica Extraordinária RJ - Bicicultura 2018:
Saideiras do Plá no Bicicultura 2018:
Após o Bicicultura várias atividades e eventos relacionados com a bicicleta aconteceram durante o restante do mês na cidade do Rio Janeiro, entre eles: o Velo-City 2018, o 4º Encontro Latino-Americano de Bicicletas Compartilhadas, o Festival 100 gurias 100 medo, e muitas outras atividades ciclísticas. O Bicicultura é uma realização da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e, a cada edição, conta com o apoio de instituições e coletivos locais para a sua produção. Em 2019 o Bicicultura acontecerá na cidade de Maringá (PR), e em 2020 acontecerá em Belém (PA). Que venham os próximos Bicicultura!!!
[if !supportLineBreakNewLine] [endif]
Obrigado e até a próxima!!!
* Conheça, acompanhe e se possível apoie, contribua e ajude a levar os objetivos e ações do Projeto Conhecer Pedalando para várias cidades do nosso Brasil!!! Acesse o portfólio do projeto, https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1477957382308687.1073741877.764066890364410&type=1&l=48c4994ebe , e a nossa campanha de financiamento coletivo, www.catarse.me/projetoconhecerpedalando .
** Quero deixar aqui também em especial os meus sinceros agradecimentos para a querida Carolina Bernado que me recebeu e hospedou da maneira mais solidária e amigável possível. O apoio da Carol foi determinante para a nossa presença no Bicicultura.


Comentários