top of page
  • Bruno Tomio

Conhecer Pedalando publica artigo científico na Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos – RE




É com grande alegria que compartilhamos e divulgamos à todos a publicação do artigo “Conhecer pedalando: uma proposta e práxis de educação ambiental crítica” publicado na importante revista científica da Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos. Acesse: http://www.iela.ufsc.br/rebela/revista/volume-8-numero-3-2018/rebela/revista/artigo/conhecer-pedalando-uma-proposta-e-praxis


A Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos tem como o objetivo difundir a produção de intelectuais e ativistas sobre a América Latina. Afirmando a unidade indissociável entre teoria e prática, a REBELA apresenta análises e reflexões que contribuam para compreender o contexto e as particularidades da realidade, com a intenção de resgatar e fortalecer a tradição do pensamento crítico latino-americano.


O objetivo do nosso artigo é apresentar a concepção teórico-epistemológica, proposta e ações do projeto Conhecer Pedalando. O texto também propõe a crítica ao modelo de produção vigente; a crítica às propostas reformistas e conservadoras de Educação Ambiental; a consciência da necessidade urgente de superação das relações produtivas vigentes; e a divulgação e exemplo de uma proposta de Educação Ambiental que vem tentando ser crítica e emancipatória.


A produção teórica e a socialização das práxis do projeto são um dos objetivos do Conhecer Pedalando. A proposta e experiências do Conhecer Pedalando já foram socializadas em mostras, seminários, e fóruns acadêmicos e científicos. O Conhecer Pedalando também foi problemática de uma monografia de pós graduação (lato sensu) em Educação Ambiental, e está se tornando uma proposta de projeto de mestrado. Continuaremos na medida do possível, fundamentando, sistematizando, concretizando e divulgando o projeto com vistas a garantir sua sustentabilidade para efetivar e ampliar cada vez mais suas ações, objetivos, fronteiras e público.



Conhecer Pedalando, um projeto de Educação Ambiental com uma proposta social, educacional e de aventura!!!

Contribua e ajude a levar os objetivos e ações do Conhecer Pedalando para a sua escola, universidade, instituição, evento, comunidade ou região! A proposta, objetivos e algumas das atividades e ações pretendidas e oferecidas pelo projeto para os diferentes espaços educacionais podem ser conferidas no http://conhecerpedalando.wixsite.com/projeto/single-post/2018/07/22/Contribua-e-ajude-a-levar-as-a%C3%A7%C3%B5es-do-Projeto-Conhecer-Pedalando-para-v%C3%A1rias-cidades


bottom of page