top of page
  • Bruno Tomio e Daniela Pereira

Projeto Conhecer Pedalando discutiu Meio Ambiente e Sociedade na EEB Roland Harold Dornbusch


Entre os principais objetivos do Projeto Conhecer Pedalando estão conhecer, criar, divulgar e conectar meios que discutam e anseiem possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais fraterno, democrático, sustentável e, principalmente, emancipado. Buscamos por meio de rodas de conversas, debates e palestras em diferentes meios educacionais, discutir, debater e problematizar questões socioambientais e a bicicleta nas suas diferentes dimensões, possibilidades e contextos. Também conhecer, divulgar e conectar pessoas, lugares, belezas naturais, culturas, eventos, projetos e propostas sociais e educacionais. Diante de tais objetivos, partimos de bicicleta de Blumenau a Jaraguá do Sul para realizarmos a palestra a respeito da temática “Meio Ambiente e Sociedade” para e com os estudantes do 3º ano e 2º ano do Ensino Médio do período noturno da EEB Roland Harold Dornbusch da cidade de Jaraguá do Sul.

Na palestra sobre Meio Ambiente e Sociedade buscamos estimular uma reflexão sobre as problemáticas socioambientais e os impactos das relações sociais e de produção vigentes para com o meio ambiente. Tentamos por meio da perspectiva dialética desvelar, denunciar e problematizar algumas das contradições e problemáticas socioambientais presentes em nossa sociedade. Apresentamos também alguns dos objetivos e demais problemáticas desenvolvidas no Projeto Conhecer Pedalando, entre elas a Bicicleta e Meio Ambiente, Práticas Corporais de Aventura, Cicloturismo, Educação e Epistemologia.


E além da palestra ainda compartilhamos por meio de fotografias alguns dos caminhos, lugares, belezas naturais e experiências que o Projeto Conhecer Pedalando vivenciou e percorreu de maneira saudável, autônoma, sustentável e sensível, ou seja, pedalando pelos caminhos de sua trajetória.


Agradecemos a presença de todos os estudantes que possibilitaram a discussão e reflexão a respeito da problemática proposta, como também, o convite e a confiança da querida Prof.ª Daniela Pereira. Acreditamos que iniciativas e ações como as daqui relatadas são imprescindíveis quando almejamos discutir e despertar uma consciência ambiental crítica do meio em que estamos inseridos.

Segue um vídeo abaixo com algumas das percepções dos estudantes a respeito da palestra:







bottom of page